Boas pessoal, hoje trago um post que já deveria ter trazido há algum tempo. Não tive muito tempo para o escrever, mas hoje, domingo, arranjei uns minutos para abordar este assunto no blog.
A descrição deste blog é “UM BLOG SOBRE TUDO. UM BLOG PARA TODOS.” Por isso o tema do CoronaVirus ou COVID-19 faz parte.
Eu já li e ouvi muita coisa acerca do vírus, e para vos ser honesta, eu não estava muito preocupa com este assunto. Tudo começou na China e ignorante que fui, pensei eu, isto deve ficar lá. Na realidade não ficou lá, infelizmente chegou rápido a Portugal.
O que é os CORONAVÍRUS?
“Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções afetam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.”
O que é o NOVO CORONAVÍRUS?
“O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada e já existe infeção em vários países e em pessoas que não tinham visitado o mercado de Wuhan. A investigação prossegue.”
Quais são os sinais e os sintomas?
“A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
- Febre (T>37,5ºC)
- Tosse
- Dificuldade respiratória (Falta de ar)
Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.”
Como se transmite?
“A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.”
Quais são as medidas de prevenção?
“Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
- Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
- Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
- Evitar tocar na cara com as mãos;
- Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.”
Ponto de Situação Atual em Portugal
- Casos Confirmados: 245
- Total de Recuperados: 2
- Total de Óbitos: 0
- Casos Suspeitos: 2 271
Estas questões estão no site da Mistério da Saúde: https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/
Há muitas mais questões que podem ser esclarecidas no site. Apenas trouxe as mais importantes, a meu ver.
Em relação a quem tem de trabalhar, como eu, é bastante complicado. Eu trabalho atrás de um balcão, mexo muito em dinheiro, lido com muitas pessoas e acaba por tornar-se difícil porque ninguém tem o cuidado, nem está a perceber a gravidade da situação. ISTO É UM PERIGO SE NÃO TOMARMOS MEDIDAS.
Esta semana, começou a alastrar o vírus em Portugal.
As pessoas perderam a cabeça nos supermercados. Alguém me explica o por quê de isto acontecer? Pessoas a gastar 700€ a 800€ de uma vez? Três e quatro carrinhos com papel higiénico, enlatados, massas, arroz (…) Elas vão passar 24/7 a comer? Essas pessoas não têm noção e são EGOÍSTAS.
Eu esta semana trabalhei de terça a sábado das 7h30 ás 19h30, não tive hora de almoço. Eu saía do trabalho, ia para casa, jantava e dormia, que no outro dia tinha de ir trabalhar outra vez. (Não, eu não trabalho num supermercado, eu trabalho numa papelaria e estou a fazer este horário porque tenho colegas de baixa e de férias.) Aqui em casa, nós temos comida para o resto do mês. O reforço que fizemos foi mínimo, também não havia quase nada nas prateleiras. E NÃO ESTOU A FALAR DE PAPEL HIGIÉNICO. Estou a falar do leite, por exemplo. Eu e o meu irmão só bebemos da marca AGROS, o meio gordo. Não gostamos de mais leite nenhum. E como não havia em supermercado algum e só deve haver para 1 semana… Também não é por isso que vamos passar à fome.
A conclusão que quero tirar é as pessoas são egoístas e só pensam nelas. Isto que aconteceu é tal igual à gasolina/gasóleo quando os motoristas fizeram greve. Se as pessoas fizessem os seus abastecimentos normais nos seus carros, nada esgotava. Agora, foi tudo maluco para as bombas de abastecimento e até bidões levavam nas malas das carrinhas, só para garantir que tinham gasolina/gasóleo para o resto do ano… Que estupidez! Eu só fiz o depósito no meu carro quando estava na reserva. E estava a ver que ficava mal. Sempre que ia ou passava pelas bombas havia fila que não acabava.
No meu trabalho, vou vos contar duas situações que aconteceu e fiquei incomodada. Por favor, não sejam assim!
Primeira - Um cliente chegou à loja. Trazia umas faturas para fazer o pagamento e colocou as folhas em cima do balcão. Eu estava atender outro cliente, e nesse espaço o senhor tossiu várias vezes para cima das folhas. Não teve qualquer precaução. Eu não sei se ele está infetado com o vírus, mas mesmo não tendo nada ela devia ter usado o antebraço ou até mesmo um papel.
Segunda - Um cliente foi buscar o jornal e pediu tabaco, dei-lhe a conta e o que ele faz? Tira no bolso as notas, lambe o dedo “para facilitar tirar a nota do maço” e entrega-me a nota. E a noção ficou em casa. O dinheiro é sujo, anda de mão em mão. Como ele teve coragem para fazer aquilo?
Estou constantemente a desinfetar as mãos com álcool para não correr risco de ficar infetada. Evitar as mãos na cara. Eu posso “apanhar” o vírus e não me acontecer nada de grave, mas eu em casa tenho o meu pai e a minha avó com asma e bronquite crónica. E é por eles que estou preocupada. A partir de amanhã, vou trabalhar com luvas e irei continuar alerta porque todo o cuidado é pouco.
Outra coisa, pessoas que estão em quarentena É PARA FICA EM QUARENTENA. QUARENTENA NÃO É FÉRIAS. PONHAM ISSO NA CABEÇA.
Alguma dúvida vão ao site: https://covid19.min-saude.pt/
Para concluir tenham cuidado, FIQUEM EM CASA se tiverem de quarentena. Não facilitem, se todos colaborarem mais depressa esta pandemia acaba e voltamos às nossas vidas normais. Onde podemos ir até à praia, ao centro comercial, a qualquer lado sem ter medo. Por ti, por mim e por nós Portugal.
▵ Redes Sociais ▿
Instagram | Facebook | Pinterest | Peoople
Subscrevam ao blog para não perder nenhuma publicação :)
Beijinhos e CUIDEM-SE ! ♥ #vaificartudobem 🌈
0 comentários